O Senado Federal, através da Agência Nacional de Notícias e com realização pela SEPOP (Sistema de Pesquisa e Opinião Pública)setor responsável pela elaboração de enquetes no site do Senado, lançou uma enquete na qual solicitava a opinião dos internautas quanto ao Ato Médico.
Porém no início a pergunta se tratava do PLS ( Projeto de Lei do Senado) que não agrada a todos os profissionais de saúde, porém é o menos pior para as categorias de profissionais de saúde, que não médicas, em detrimento ao SCD (Substitutivo da Câmara dos Deputados)
A SOBRAFISA, entrou em contato direto com os responsáveis pelo setor no Senado Federal, fizeram uma alteração na enquete, no que se refere a pergunta, pois a mesma agora se refere ao SCD 0268 – Ato Médico, que é o pior possível para as categorias da saúde, pois a pergunta foi modificada, mas não foram desconsideradas as votações anteriores, o que levou vários profissionais e cidadãos a serem induzidos a erros na opção de voto.
Pois agora o que devemos fazer é votar contra, pois abaixo do link de votação se encontra o texto o qual estamos opinando e este texto é realmente o do substitutivo da Câmara de Deputados o qual não nos é favorável.
Abaixo reproduzo contatos que mantive no Senado com o Dr. Caraballo, que orientou-me que enviasse correspondência para o Dr. Mihail Lopes, responsável e diretor da Agencia de Notícias do Senado, e assim fizemos conforme copia de e-mail abaixo.
Em síntese, eles não vão alterar os dados já coletados, ma prometeram fazer uma observação solicitada pela SOBRAFISA no sentido de expor que muitos internautas votaram de forma equivocada na enquete em face aos desconhecimentos de nomenclaturas no processo de tramitação de projetos de lei de origem da Câmara, do Senado e seus respectivos substitutivos.
A SOBRAFISA, abaixo reproduz toda a troca de informações que realizou, no sentido de promover um esclarecimento aos internautas, profissionais de saúde, acadêmicos, e principalmente a população sobre o verdadeiro Projeto de Lei que estão votando na referida enquete do Senado.
Esclarece ainda que da forma como a enquete se apresenta devemos votar contra, pois o SCD 0268 é o antigo PL 7703, disfarçado com outro número (SCD 0268), então a orientação é que votemos “CONTRA O ATO MÉDICO” na enquete do Senado.
Tudo nos parece uma história estranha; uma enquete estranha.
Vamos votar contra e aguarda os posicionamentos conforme relatam os Drs Caraballo e Mihail, responsáveis pelos setores que elaboram a enquete no site do Senado Federal.
Estamos atentos, estamos de olho
Saudações a todos.
Reprodução da troca de correspondências:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dr Jean,
Para conhecimento, repasso troca de mensagens entre a SEPOP e a Agência Senado de Notícias, em torno de sua manifestação.
Caraballo
Ok, Caraballo. A propósito desse assunto, dias atrás eu pedi e a Helena fez um texto em que explica esse ponto a que vc se refere e outros tantos relacionados ao projeto. A matéria em questão está na nossa página principal desde então (e já foi visitada umas 30 mil vezes). Está no link a seguir http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=%2098158&codAplicativo=2
Abraço,
Mikhail
Prezados,
O Dr Jean Luiz de Souza, dirigente da Sociedade Brasileira de Fisioterapia, voltou a entrar em contato conosco, em torno da enquete sobre o ato médico. Ele mandou mensagem, que aparece abaixo, seguindo orientação que lhe passei.
A questão central, sobre a qual conversamos longamente pelo telefone, diz respeito à indicação clara de qual texto é motivo da enquete. Expliquei a ele que nossas enquetes acompanham, como seria lógico, projetos em tramitação na Casa. No caso, o que está tramitando é o substitutivo aprovado pela Câmara dos Deputados. O projeto original, neste momento, não existe. Poderá ser restabelecido, se os senadores derrubarem o substitutivo. Mas, por ora não existe.
Ocorre que ambos, o original e o substitutivo, tem o mesmo número (0268). Varia apenas a designação: sai PLS (Projeto de Lei do Senado), entra SCD (Substitutivo Câmara dos Deputados). Na Câmara, inclusive, ele teve outro nº, mas isso não vem ao caso, neste particular.
A enquete realmente começou fazendo menção ao PLS-0268. Mas o entendimento estabelecido sempre foi o mesmo: referência a projeto em tramitação (no caso, o substitutivo). Instados por vários telefonemas de interessados na questão, tomamos duas medidas para clarear ainda mais os exatos termos do projeto em tramitação (o substitutivo): colocamos a designação SCD e ainda abrimos uma janela no espaço da enquete, de modo a que o votante pudesse conferir o texto.
Com isso, nossa intenção é permitir o máximo de informação e clareza ao internauta interessado em votar.
Em função dos argumentos apresentados pelo dr Jean (referências a confusão de alguns), recomendei o envio do texto, de modo a que pudéssemos apresentar os argumentos da Sociedade de Fisioterapia, em retranca auxiliar da matéria que for apresentar o resultado final da enquete, no início de janeiro. Isso, independente do resultado que der.
Caraballo.
De: Jean [mailto:sobrafisa@sobrafisa.org.br]
Enviada em: terça-feira, 15 de dezembro de 2009 16:57
Para: Antonio Caraballo Barreira
Assunto: Fw: Enquete do PLZ ou SCD 268 -Ato médico ----- Original Message -----
From: Jean
To: webmaster.secs@senado.gov.br
Sent: Tuesday, December 15, 2009 4:56 PM
Subject: Enquete do PLZ ou SCD 268 -Ato médico
Ao
Dr. Mihail Lopes
Diretor da Agência Senado de Notícias
A Sociedade Brasileira de Fisioterapeutas Acupunturistas-SOBRAFISA, entidade cultural e científica de representação nacional, preocupada com os interesses destes profissionais especialistas em acupuntura de da população brasileira, vem por meio deste esternar sua posição quanto a enquete que esta sendo realizada pelo SEPOP - Setor de Pesquisa e Opinião Pública do Senado Federal.
Pois a mesma, no início continha informações que não deixavam claro em qual Projeto de Lei estariam os internautas votando, no PLS original do Senado, ou no substitutivo da Câmara dos Deputados, já que da forma como se apresentam existe apenas uma alteração na denominção de PLS (projeto de Lei do Senado) ou SCD (substitutivo da Câmara dos Deputados),sendo os dois com os mesmos números 0268.
Em virtude desta informação realizamos junto aos nossos associados um campanha informativa para que todos votassem a favor da enquete da forma como se apresentava, votando a favor do PLS originário do Senado e não a favor do SCD (Substitutivo da Câmara dos Deputados), projeto este agora deixado claro na enquete postada no Senado atualmente.
Mais uma vez estamos entrando em contato para esclarecer que, fomos orientados pelo Dr. Caraballo (SEPOP) e enviar este comunicado, solicitando que na divulgação do resultado final da Pesquisa que esta posição e observação desta entidade Nacional Associativa (SOBRAFISA) seja colocada, por um questão de ordenamento justo dos fatos acima apresentados, em respeito aos profissionais de saúde, acadêmicos de vários cursos de saúde, e da própria população brasileira, já que por vários dias orientamos em nosso site institucional a votação em um Projeto (PLS) e pensando estar votando em um, quando a verdade estávamos opinando sobre outro (SCD), sabemos que várias entidades de classe, entidades associativas e Conselhos profissionais fizeram o mesmo.
Acreditamos que o resultado dessa enqueta possivelmente influenciará as decisões de vários parlamentares na nas divulgações da mídia em geral e por isto fazemos questão de retificar nossa opinião perante este parlamento e perante o Setor de Opinião Pública e da própria Agência Senado.
Se mais, renovamos os protestos de elevada estima e consideração.
São Paulo, 15 de outubro de 2009
Dr. Jean Luís de Souza Presidente do Conselho Gestor da SOBRAFISA sobrafisa@sobrafisa.org.br